Meu filho tem dificuldade de memorizar e prestar atenção

Você precisa, com certa frequência, repetir as coisas para o seu filho? Na escola, ele se distrai com facilidade? Esquece o que lhe foi pedido e reage com surpresa quando você o lembra? Tem dificuldade de memorizar ou falta de atenção?

Você já pensou que, em cada atividade, são exigidas habilidades diferentes da nossa atenção? Observe neste exemplos:

  • Atenção concentrada: está associada à nossa capacidade de concentração em um único assunto ou tarefa, como por exemplo ler um livro.
  • Atenção alternada: importante quando estamos conversando com alguém ao mesmo tempo em que respondemos à uma mensagem no celular e precisamos alternar o foco de atenção entre uma coisa e outra
  • Atenção seletiva: necessária para selecionar dentre diversos estímulos, aquele que nos interessa

Quando uma criança é desatenta, pode ser difícil alternar entre os diversos tipos de atenção e é importante compreender as causas, investigando, por exemplo, se ela escuta bem. Outra investigação importante é sobre a qualidade do som que chega no cérebro da criança. 

É essencial escutar bem, mas também é extremamente importante processar a informação corretamente, isso impactará na compreensão do que a criança está escutando. Assim, se as queixas forem constantes e estiverem prejudicando o desenvolvimento da criança é recomendado que ela seja avaliada por um profissional. No entanto, se o diagnóstico não aponta nada específico, precisamos ajudar a criança a criar estratégias para se concentrar e memorizar, se organizar em casa, nas tarefas do dia a dia e na escola, melhorando seu desempenho escolar. 

Selecionamos dez dicas para ajudar seu filho a se concentrar e memorizar melhor:

  1. Ao dar uma instrução para seu filho, certifique-se de que ele compreendeu pedindo para repetir o que foi dito.
  2. Fale de forma clara, utilizando frases curtas e objetivas.
  3. Procure se comunicar de frente para a criança, para que ela perceba suas expressões faciais  e corporais. 
  4. Organize o ambiente de estudos, de forma que seja livre de distrações e estímulos que possam desconcentrar a criança como celular, videogame ou televisão. 
  5. Ajude seu filho a descobrir quando precisa de uma pausa, o autoconhecimento é tão importante quanto desenvolver as habilidades de foco, atenção e memória. Mostrar para a criança que ela pode escolher um momento para descansar por cinco minutos no momento da lição de casa, por exemplo, lhe dará mais autonomia para se concentrar nas tarefas, parando apenas quando for necessário. 
  6. Estimule a prática de atividades físicas, ao “gastar” energia a criança sente-se revigorada e tem mais facilidade para manter o foco. 
  7. Atenção ao sono, dormir e estar descansado é essencial para a memória. 
  8. Crie brincadeiras que favoreçam o uso da memória, como “O que tinha aqui?”, em que vários objetos são dispostos sobre uma mesa e pouco a pouco vão sendo retirados, desafiando a criança a dizer o que sumiu. 
  9. Converse com a criança sobre ações em sequência como, por exemplo, relembrar e contar passo a passo o que ocorreu durante o dia.
  10. Seja exemplo, mostre para a criança como você se organiza para cuidar das tarefas de casa, do trabalho e lazer. As crianças são observadoras e também aprendem com nossos modelos.

Exercitar as habilidades de memória, foco e atenção pode ser muito divertido e certamente ajudará a criança a direcionar todos os sentidos para a aprendizagem. 

A plataforma Afinando o Cérebro oferece uma série de atividades para estimular o cérebro apresentadas em formato de jogos. As crianças aprendem brincando e desafiando a si mesmas com jogos desenvolvidos por especialistas e comprovadas cientificamente. 

Listamos alguns jogos que você pode conhecer na plataforma do Afinando o Cérebro e começar agora mesmo a estimular as habilidades de memória, foco e atenção do seu filho. 

  • Preferências: Sua missão será descobrir as preferências dos personagens, mas antes você terá de saber quem é quem. Prepare-se para o desafio.
  • Enigma Auditivo: Você precisará desvendar enigmas, prestando muita atenção à informação dada no início de cada rodada. 
  • Supermercado: Atenção e memória em ação, para não deixar nenhum item da lista de supermercado fora do carrinho. 
  • Restaurante: Prepare-se para lembrar todos os pedidos feitos ao garçom em um restaurante bastante movimentado. 
  • Zoo: Ajude os cuidadores do zoológico a encontrar os animais que precisam receber cuidados.

Venha para o Afinando o Cérebro e descubra um jeito novo de ajudar o seu filho a memorizar, se concentrar e ter muito mais foco no dia a dia. Clique aqui e conheça.

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados