Você está praticando sua escuta ativa?

Manter uma conversa parece algo simples, mas será que basta participar do diálogo para se comunicar? Pense na sua experiência, quantas vezes você já se pegou com o pensamento distante enquanto a outra pessoa falava?

Desviar a atenção o perder o foco em uma conversa é muito mais comum do que imaginamos, por isso compreender o que é escuta ativa e praticá-la é essencial para o sucesso da comunicação, tanto nas relações pessoais como profissionais.

Mas afinal, o que é escuta ativa?

A palavra escutar tem origem no latim “ascultare”, que signifca ouvir com atenção e vai muito além de ouvir e discriminar os sons. Na escuta ativa, o ouvinte é capaz de assimilar o conteúdo expresso pelo interlocutor com interesse genuíno, fazendo com que se envolva na conversa, evitando distrações que impeçam o completo entendimento do que está sendo dito, gerando uma comunicação assertiva e com menor possibilidade de ruídos. 

Imagine a importância da escuta ativa no ambiente profissional, promovendo melhores relações interpessoais com uma comunicação clara, eficiente e ágil entre todos os membros da equipe, com mais confiança. 

Desenvolvendo a escuta ativa

Para desenvolver a escuta ativa é necessário ter interesse no que o outro tem a dizer de forma empática. Colocar-se no lugar do interlocutor, tentar compreender sua perspectiva, permitindo que conclua sua fala para na sequência sinalizar que as informações foram assimiladas e compreendidas. 

Descubra os segredos da escuta ativa

Ouça sem julgamento, mesmo quando parecer difícil acompanhar uma perspectiva diferente da sua pode ser o ponto de partida para uma escuta ativa eficiente. Seja observador e esteja atento também à comunicação não verbal, tanto a sua como a do interlocutor fazendo, por exemplo, um movimento com a cabeça que demonstre seu interesse no que está sendo dito e mantendo o contato visual constante. Ao final do diálogo, retome o que foi falado certificando-se que compreendeu o conteúdo abordado prestando atenção a detalhes como postura, tom de voz, expressões e gestos.

Quer saber mais sobre como a escuta ativa pode melhor a sua comunicação e turbinar a sua carreira? Continue nos acompanhando por aqui para mais conteúdos como este. 

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados