Crianças com otite podem ter dificuldade na alfabetização?

Crianças com otite podem ter dificuldade na alfabetização?

 

A alfabetização é um dos principais pilares da infância, período também considerado essencial para o desenvolvimento das habilidades auditivas das crianças. Quando algo impede ou atrapalha este processo, como a recorrência de otites na primeira infância, o aprendizado da leitura e escrita poderá ser prejudicado.

 

Mas afinal, o que é otite?

 

A otite é uma inflamação no ouvido caracterizada por presença de líquido na orelha média e é uma das infecções mais diagnosticadas entre as crianças. Quando acontecem três episódios no período de 6 meses ou 4 episódios em 12 meses, ela é considerada recorrente. Estudos mostram que 70% das crianças com até cinco anos de idade terão algum episódio de otite.

 

A primeira infância é um período sensível para a aquisição de experiências auditivas e desenvolvimento da linguagem. Quando a criança sofre diversos episódios de otite, pode sofrer alterações no processamento auditivo central com prejuízo para as habilidades de resolução temporal e figura fundo auditiva, que poderão causar impactos na aprendizagem.

 

Quando está com o ouvido inflamado, a criança pode ter a sensação de ouvido tampado, mas nem sempre apresenta dor o que pode dificultar o diagnóstico. É como se tudo que chegasse aos seus ouvidos estivesse “abafado”, prejudicando a compreensão total da mensagem e dos sons.

 

É importante observar alguns sinais dados pelas crianças, que podem ser sugestivos de presença de otite:

 

  • Assistir televisão com volume alto
  • Falar alto ou gritar com frequência
  • Levar as mãos aos ouvidos com frequência
  • Coceira frequente nos ouvidos
  • Sensação de ouvido tampado
  • Queixas escolares 

Como a otite pode prejudicar o processo de alfabetização?

 

Quando há uma barreira no caminho do som ao cérebro, pode ser mais difícil para a criança entender todos os sons da fala ou compreender em ambientes ruidosos, como a sala de aula por exemplo. Desta forma, tanto a audição como as habilidades auditivas necessárias ao processo de alfabetização sofrerão algum prejuízo dificultando o aprendizado da leitura e escrita.

 

Otite tem tratamento

 

A otite deve ser tratada assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas. O médico otorrinolaringologista deverá ser consultado e indicará o tratamento mais adequado. Quando houver alterações no processamento auditivo central ou queixas relacionadas à aprendizagem a criança pode se beneficiar de um treinamento auditivo para estimular as habilidades auditivas afetadas.

 

No Afinando o Cérebro, você encontra atividades específicas para aprimorar as habilidades auditivas afetadas por diversos episódios de otite em crianças. Selecionamos cinco jogos,

 

  • Caçadinha ao Tesouro: Um jogo divertido em que as crianças precisarão de muita atenção para vencer, enquanto as habilidades de memória operacional, atenção seletiva e figura fundo auditiva são estimuladas.

  • Buzinas Kids: Uma atividade que vai aprimorar habilidades importantes para o processo de alfabetização como resolução e ordenação temporal, figura fundo auditiva, além de atenção e foco das crianças. 

  • Sapos e Ovelhas: As crianças que apresentam dificuldade em perceber e comparar os sons das palavras ou compreender em situações com ruídos irão se beneficiar e se divertir com este jogo.

  • Zoo: As crianças vão se divertir com essa aventura ao mesmo tempo em que treinam habilidades de consciência fonológica, discriminação, atenção e figura-fundo auditiva. A consciência fonológica é essencial para o processo de alfabetização, pois trata-se da habilidade que nós temos de manipular os sons da língua. 

  • Surdo Sonoro: Um jogo perfeito para estimular as habilidades de discriminação auditiva e resolução temporal, melhorando a capacidade de perceber diferenças sutis entre os sons.

Se você ainda não conhece o Afinando o Cérebro, clique aqui e faça seu cadastro gratuito para começar a usar gratuitamente e descubra um mundo de possibilidades para facilitar o processo de alfabetização das crianças.

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados