Dificuldades na fase de alfabetização? Avalie as habilidades auditivas
- Afinando o CƩrebro
- 20 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
A alfabetização é um dos marcos do desenvolvimento infantil. Até parece mÔgica, quando de uma hora para outra os pequenos começam agrupar letras para transformÔ-las em palavras. Mas na verdade, aprender a ler e escrever é mais complexo do que parece e vai muito além de conhecer e decodificar as letras.
JĆ” nos primeiros anos de vida, antes mesmo de dar inĆcio ao processo de alfabetização, as crianƧas comeƧam a desenvolver as habilidades auditivas que serĆ£o essenciais para a aquisição de linguagem e posteriormente para aprender a ler e escrever. SĆ£o as habilidades auditivas que nos permitem prestar atenção, discriminar, organizar, associar, integrar e armazenar o que ouvimos, para entĆ£o compreendermos o significado das mensagens corretamente e ter uma comunicação eficiente.
A aprendizagem da leitura e da escrita, depende da interligação de diferentes Ć”reas cerebrais, que irĆ£o processar informaƧƵes auditivas e visuais para se conectar Ć s Ć”reas da linguagem e de memórias sensoriais. Para a aprendizagem da leitura e da escrita Ć© necessĆ”rio, primeiramente, compreender os sons das palavras e analisar as mĆnimas partes que as constituem (fonemas) para, em seguida, associĆ”-los Ć s letras. Deste modo, Ć© possĆvel perceber que a informação auditiva Ć© fundamental para esse processo de aprendizagem.
Diversos fatores podem influenciar o processo de aprendizagem, incluindo:
. Atraso na aquisição de linguagem
. Baixa assiduidade
. Comprometimento sensorial
. Dificuldades socioemocionais
. Fatores socioeconƓmicos
. Histórico familiar de dificuldades de aprendizagem
. AlteraƧƵes auditivas
. AlteraƧƵes no processamento auditivo central
Um estudo com 95 crianças que apresentavam problemas de aprendizagem mostrou que 93 delas tinham transtorno do processamento auditivo central (TPAC). O TPAC afeta as vias centrais da audição, ou seja, as Ôreas do cérebro relacionadas às habilidades auditivas. Em boa parte dos casos, o sistema auditivo periférico encontra-se totalmente preservado. A principal consequência estÔ na dificuldade de processamento das informações captadas pelas vias auditivas. A pessoa é capaz de ouvir, mas demonstra dificuldade em interpretar a mensagem recebida.
Crianças com alteração no processamento auditivo central têm mais dificuldade em compreender a fala quando hÔ sons competitivos ao redor, costumam se distrair facilmente, apresentam atenção reduzida e desempenho escolar insatisfatório. Quando avaliadas do ponto de vista auditivo, apresentam limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade. No entanto, demonstram alteração na atenção concentrada, cansam-se com facilidade, necessitam que as informações auditivas sejam repetidas com frequência, têm baixa memória e dificuldade em aprender a relação entre o som e as letras que os representam.
à importante que pais e professores estejam atentos às dificuldades, para intervir o quanto antes, considerando que em alguns casos as dificuldades podem estar ligadas a transtornos de aprendizagem, como dislexia e discalculia. Além disso, a detecção precoce permite a correta orientação e intervenção capazes de minimizar as dificuldades comunicativas e o desempenho tanto no âmbito escolar como nas relações sociais.
Assim, alĆ©m de investigar a audição de crianƧas com dificuldade no processo de aprendizagem Ć© essencial avaliar como estĆ£o suas habilidades auditivas. Deste modo, Ć© possĆvel oferecer o melhor acompanhamento para que crianƧas que enfrentam problemas no processo de alfabetização possam superĆ”-los e seguir adiante em seu desenvolvimento.